Tempos desafiadores se encontram a frente. O ano de 2020 dá início a uma década que, possivelmente, poderá desencadear consequências de riscos plantados na década anterior ou mesmo antes.

 Riscos globais (aqueles que não se limitam a apenas uma camada da sociedade) e que podem alcançar um novo patamar ainda no ano de 2020, não só no período dos próximos dez anos, segundo participantes da pesquisa do Global Risk Report 2020, incluem:

  •  Riscos ambientais: ondas de calor extremo, destruição de ecossistemas naturais, incêndios difíceis de controlar e saúde afetada por poluição.
  •  Riscos societais: crise da água, falta de fé nas fontes da mídia e polarização política doméstica.
  •  Riscos tecnológicos: perda da privacidade para governos e empresas.
  •  Riscos econômicos: protecionismo e recessão de uma grande economia.
  •  Riscos geopolíticos: confrontações econômicas.

 

 Maior parte dos riscos esperados não vem sem evidência ou viés de confirmação, nem são isolados entre si, como mostra o infográfico abaixo que demonstra como a existência de um risco pode influenciar ou agravar a presença de outro:

 Os riscos ambientais não são os mais numerosos da lista sem razão, com o aquecimento global estando ligado a quase todos os riscos presentes. O fenômeno que já causou 165 bilhões de dólares em prejuízo ligado a desastres naturais em 2018, aumento na temperatura média do globo, derretimento de geleiras e a extinção em massa de anfíbios pode se tornar eventualmente incontrolável, principalmente levando em conta todo o polêmico negacionismo científico que se formou para combater o fato de que o efeito estufa é real, o que agrava a situação do pouco valor dado aos riscos naturais durante o processo de tomada de decisão da maior parte das empresas e eventualmente leva à maior degradação ambiental.

 Boa parte dos riscos societais listados são também já observáveis. A crise hídrica, que anteriormente aparentava estar distante, já atingiu o Brasil em meados da década passada, movimentos políticos cada vez mais extremos descredibilizam a mídia (também falha por vezes) em benefício próprio e a polarização política pode ser observada em ambientes cada vez mais íntimos.

 A privacidade, listada nos riscos tecnológicos, se encontra mais líquida do que nunca. O escândalo americano de espionagem denunciado por Edward Snowden no início dos anos de 2010 e a agora conhecida utilização de dados pessoais em campanhas políticas (notavelmente por parte da extinta Cambridge Analytica) estilhaçaram qualquer noção de privacidade que a população, em certo ponto, possuía. A tecnologia proveniente da Quarta Revolução Industrial também auxilia na insegurança do público em relação a privacidade, visto que sua natureza digital a torna naturalmente mais frágil a ataques cibernéticos.

 Uma nuvem de incertezas paira sob a economia mundial, com governos de grandes nações se mostrando explicitamente protecionistas e as economias do G20 apresentando muitas dívidas e um crescimento relativamente baixo.

 No quesito geopolítico, sanções e confrontos econômicos (que 78% dos participantes da pesquisa esperam que cresçam em 2020) já se desenham, sendo estes protagonizados por nomes como Estados Unidos e China. Conflitos armados também aparentam não cessar por mais do que alguns momentos na linha do tempo da história contemporânea.

 A nova onda de nacionalismo e xenofobia, protestos em massa dentro de certas economias, movimentos anti-intelectuais e anticientíficos e um número considerável de outros problemas ainda podem ser adicionados à lista.

 Na década que acaba de chegar, uma sequência de riscos (alguns mais fortes do que nunca) aguardam desde o mais poderoso negócio até o cidadão mais simples. Preparar-se para o que está por ver é vital.

 É quase impossível preparar-se para certos riscos citados no Global Risk Report, mas riscos que envolvem auditoria e governança corporativa podem ser resolvidos com as soluções tecnológicas da Murah. Agende um horário com nossos consultores e se prepare para os tempos tempestuosos que aguardam nessa nova década.

 

Fontes:
http://www3.weforum.org/docs/WEF_Global_Risk_Report_2020.pdf
https://www.nature.com/articles/nature05940
https://www.bbc.com/news/world-us-canada-23123964
https://www.theguardian.com/news/series/cambridge-analytica-files